quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sobre livros: O lado bom da vida

Matthew Quick

Intrínseca, 256 pgs

SINOPSE: Uma história encantadora sobre amor, loucura e Kenny G.
Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um “tempo separados”.
Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.


♥ O livro começa mostrando que Pat, está sendo levado do “lugar ruim” para casa por sua mãe, ao chegar a sua cidade natal Collingswood ele já percebe que as ruas, restaurantes caros e pessoas estranhas caminhando pelas calçadas. Ao chegar à sua casa reconhece que sua casa também está diferente sem as fotos dele e de Nikki, do casamento etc. Ele ainda é extremamente apaixonado por ela, então ele pretende mudar as atitudes ter mais paciência, ser mais educado com as pessoas e se torna um viciado em exercícios físicos, essas parte do livro é muito engraçado, ele passa a maior parte do seu tempo do porão, sua mãe fez uma tipo de academia pra ele, depois que saí coloca um saco de lixo igual uma camiseta, a proposta é suar mais e perto mais peso e então ele corre, percorre longo caminhos pelo parque. E também começa a ler os livros que a Nikki passa a seus alunos, isso é muito legal, pois oferece a nós leitores várias dicas de livros da literatura inglesa, são mais ou menos uns quatro ou cinco, e deixa aquela vontade de ter na estante por serem os clássicos. Mas quando ele foi levado ao lugar ruim a Nikki larga dele, o deixando pensar que estaria dando um “tempo separado”. Mas vamos ver que realmente não é isso que acontece...
Ele também trabalha muito o seu psicológico “Ser gentil invés de ter razão”, ta aí todo mundo deve praticar isso ;) outra coisa que ele prática é a sua forma como ele lida com o seu inimigo numero um o Kenny G, isso aquele saxofonista que existe de verdade rs, ele ouve a melodia, fecha os olhos e murmura uma única nota, contando até 10 e esvaziando a mente, isso ele inventou para lidar com as coisas que fazem mal, quem sabe não podemos utilizar essa formula para as coisas ruins da nossa vida.
O legal também é o relacionamento entre Pat e o seu novo psiquiatria Dr Cliff Patel, na minha humilde opinião todos deveriam ser assim, eles torcem para o mesmo time, o contrario do relacionamento Pat e seu pai, nas primeiras semanas da volta pra casa eles não trocaram nenhum palavra se quer. O relacionamento com seu irmão também é bem legal, eles se atualizam sobre o Eagles, só é meio constrangido quando descobre que ele casou, enquanto Pat estava no lugar ruim, mas logo se entendem.
Em umas das suas corridas Pat reencontra um dos seus melhores amigos Ronnie o qual convida pra jantar na sua casa, neste jantar ele conhece a Tiffany, ela também sofre, pois seu marido morreu então ela tem uns tipos de surtos e já passou pelo lugar ruim. Com isso ela tentar ser amiga dele, e oferece uma proposta que se ele participar como par dela em um concurso de dança para pessoas com depressão, ela já participou em outros anos mais sempre ficou em terceiro ou segundo lugar, porem este ano ela quer ganhar em primeiro, (o que isso me levou a pensar concurso para pessoas com depressão? E quem perder como fica a depressão? Como elas vão se sentir, mais enfim!?) ela trocaria cartas dele com Nikki. Eles trocam umas nove cartas mais ou menos, é muito engraçado esse relacionamento que eles criam, são amigos, e na primeira vez que Pat convida Tiffany para sair, ali já vemos que a algo em comum entre eles...

Não posso falar mais nada senão estarei falando o meio e o final... então recomendo a leitura desse livro incrível, engraçado, divertido e uma leitura simples e cheio de lições de vida. ♥

3 comentários:

  1. Amoooo esse livro! Ele mexeu muito comigo, sério.. Ficava na maior expectativa pra saber o que ia acontecer e acabou que devorei em um dia :( HAHAHAHAH Muito boa sua indicação, esse livro é bom mesmo! E a gente aprende com o Pat né? A frase dele "praticando em vez de ter a razão" levei pra vida e olha: muito coisa melhorou! Amada, passando para avisar também que meu blog mudou de endereço, comprei o domínio (eeeeeeeee)! Agora é www.vendoalemdoespelho.com.br! Passa lá para ver e me dá sua opinião, ela é importante para mim! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maaas genteee que lindo que está seu blog amada ♥ demais mesmo, parabéns! Obrigado pelo comentário sabe que tbm é muito importante pra mim né e Pat ensina demais que tudo tem o seu lado bom na história!

      Excluir
  2. Oi Mariane! Estou bem curiosa para ler esse livro já tem um tempo! Um amigo meu me indicou dizendo que era uma história surpreendente e não um romance comum! Agora que li a sua resenha fiquei com ainda mais vontade! hahaha!

    Beijos!
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir